sábado, 12 de dezembro de 2009
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
ProJovem no festival de talentos do município em 04/12/2009
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
AINDA TOMAREMOS UM CAFÉ
Em seguida, perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e, imediatamente, todos disseram que sim. O professor então, pegou uma caixa de bolas de gude e a esvaziou dentro do pote.
As bolas de gude encheram todos os vazios entre as bolas de golf.
O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvirde seus alunos que sim. Em seguida, pegou uma caixa de areia e a esvaziou dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos, que responderam que o pote agora estava cheio.
O professor pegou um copo de café (líquido) e o derramou sobre o pote umedecendo a areia.
Os estudantes riam da situação, quando o professor falou: "Quero que entendam que o pote de vidro representa nossas vidas. As bolas de golf são os elementos mais importantes, como Deus, a família e os amigos.
A areia representa todos as pequenas coisas. Mas se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria espaço para as bolas de golf e para as de gude. O mesmo ocorre em nossas vidas
vocês mesmos, busquem a Deus e creiam nele, busquem o conhecimento, estudem, pratiquem seu esporte favorito.......
Sempre haverá tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golf em primeiro lugar. O resto é apenas areia."
Um aluno se levantou e perguntou o que representava o café. O professor respondeu:
" que bom que me fizestes esta pergunta, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja nossa vida, sempre haverá lugar para tomar um café com um AMIGO
domingo, 29 de novembro de 2009
Relatório da 4ª Feira Cultural Escola Mestre Pacífico


A direção da escola ciente dos objetivos do programa de inclusão e valorização social lançou o convite para o PROJOVEM que não exitou participar, incorporando assim, as produções, informações e conhecimentos adquiridos dos alunos nas unidades formativa I e II. O evento foi organizado pelos educadores e direção da escola, que no dia cederam uma sala para expor os trabalhos elaborados pelos alunos. A professora PO Inês juntamente com 10 alunos representou o muito bem o programa no dia da exposição dos trabalhos.
A exposição evidenciou a escrita das sínteses integradoras, a criatividade de trabalhos manuais, desenhos do arco: madeiras e móveis, do arco de serviços pessoais, trabalhos de língua portuguesa, da produção de cartazes informativos e sugestivos na melhoria da infra-estrutura da cidade de Palmas e de acesso do jovem à educação, cultura e lazer de qualidade.
No stand do PROJOVEM foi recebido uma centena de visitantes, como: alunos, pais de alunos da comunidade e professores. Entre os visitantes que apreciaram esses trabalhos, estava o professor Danilo de Melo - Secretário de Educação Municipal de Palmas, que parabenizou a equipe de professores do progarama, pelo desempenho, dedicação e motivação dos saberes desses jovens do programa.
sábado, 28 de novembro de 2009
Dia da consciência negra no Mestre Pacífico
Vídeo do dia da consciência negra no Mestre Pacífico
No dia 20 de novembro de 2009, o núcleo 5 e 8 – Mestre Pacifico comemorou o “dia da consciência negra”, onde os alunos se reuniram no pátio da Escola e fizeram apresentações culturais a respeito do tema, os alunos dançaram uma dança de origem africana preservada no Maranhão – conhecida como “Tambor de Crioula”, leram poesias e discutiram o tema com os professores.
A professora Eunice falou sobre o que é ser negro, abordando o preconceito racial e a origem do mesmo, observando que hoje as comunidades Quilombolas são reconhecidas. Em seguida a professora Fernanda da Participação Cidadã relatou sobre as diferenças de “escolhas de casais”, ou seja, negros que se relacionam com as cores: parda, branca e negra. Salientou também sobre as cotas universitárias e o espaço que os negros estão tendo no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.
A professora Conceição leu uma poesia simbolista sobre a “consciência negra” e descorreu sobre o que é ter consciência? O que é discriminação? E o porque da discriminação. Falou também sobre as facetas da discriminação, que ela é real e que ainda existe, e de como o mercado de trabalho é seletista, mas que hoje em dia consta mesmo é o grau de instrução, que para o negro seja inserido de fato no mercado de trabalho, ele precisa estudar e se qualificar.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Encerramento do curso de Infomática Básica no IFTO

O curso teve duração de 40h, com aulas aos sábados e domingos, das 18 às 22h e foi ministrado pelos monitores do referido Instituto, coordenado pelo Professor Max Portugues Obeso. Tal ação faz parte do Projeto Social de Inclusão Digital " Anjos da Guarda.
Agradecemos a participação das educadoras Izes, do Núcleo Mestre Pacífico e Michele e Meiriele do Núcleo Luis Rodrigues.







