sábado, 28 de novembro de 2009

Dia da consciência negra no Mestre Pacífico


Vídeo do dia da consciência negra no Mestre Pacífico

No dia 20 de novembro de 2009, o núcleo 5 e 8 – Mestre Pacifico comemorou o “dia da consciência negra”, onde os alunos se reuniram no pátio da Escola e fizeram apresentações culturais a respeito do tema, os alunos dançaram uma dança de origem africana preservada no Maranhão – conhecida como “Tambor de Crioula”, leram poesias e discutiram o tema com os professores.

A professora Eunice falou sobre o que é ser negro, abordando o preconceito racial e a origem do mesmo, observando que hoje as comunidades Quilombolas são reconhecidas. Em seguida a professora Fernanda da Participação Cidadã relatou sobre as diferenças de “escolhas de casais”, ou seja, negros que se relacionam com as cores: parda, branca e negra. Salientou também sobre as cotas universitárias e o espaço que os negros estão tendo no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

A professora Conceição leu uma poesia simbolista sobre a “consciência negra” e descorreu sobre o que é ter consciência? O que é discriminação? E o porque da discriminação. Falou também sobre as facetas da discriminação, que ela é real e que ainda existe, e de como o mercado de trabalho é seletista, mas que hoje em dia consta mesmo é o grau de instrução, que para o negro seja inserido de fato no mercado de trabalho, ele precisa estudar e se qualificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário